Orientações para fornecedores

Orientações para fornecedores


Como se cadastrar?

Para se cadastrar junto ao Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado – CADFOR/SEAD-GO, o interessado deverá:

  • 1º passo:
    • - Acessar o link Cadastro de Fornecedor, no Portal de Compras do Estado de Goiás (www.comprasnet.go.gov.br) e realizar o pré-cadastro online informando os dados solicitados corretamente.

      - Após o preenchimento da Solicitação de Cadastramento de Fornecedor e salvar, o interessado deverá enviá-lo, eletronicamente, ao CADFOR.
  • 2º passo:
    • - Entregar os documentos de habilitação exigidos para o cadastro nas unidades de recebimento de documentos do CADFOR ou, alternativamente, encaminhá-los via Correios ou Transportadora ao endereço do CADFOR.

      - A relação dos documentos de habilitação encontra-se disponível para consulta no link Cadastro de Fornecedor, no Portal de Compras do Estado de Goiás: www.comprasnet.go.gov.br.
  • 3º passo:
    • - Acompanhar a situação do cadastro pelo Sistema e aguardar a análise dos documentos de habilitação recebidos pelo CADFOR e não havendo pendências documentais ocorrerá a efetivação do registro cadastral e a liberação do Certificado de Registro Cadastral – CRC.

Autenticação dos documentos


Para efetivar seu registro cadastral, o interessado deve apresentar cópias autenticadas de todos os documentos descritos na "Relação de documentos". A autenticação pode ser feita por cartório competente.

Unidades de recebimento de documentos do CADFOR


  • Os documentos deverão ser entregues pessoalmente pelo fornecedor, nos seguintes locais:
    • - Vapt Vupt Empresarial/ Junta Comercial de Goiás – JUCEG, sito à rua João de Abreu nº 116 – Qd. E 8, Lt 42, térreo, prédio Euro Working Concept, Setor Oeste, Goiânia – GO – Horário de Atendimento: 7h às 19h.
    • - Vapt Vupt Central do Empresário/ Associação Comercial e Industrial de Goiás – ACIEG, sito à rua 14, Qd. A 9, 50, Setor Oeste, Goiânia – GO - Horário de Atendimento: 7h às 19h
Alternativamente, os documentos poderão ser encaminhados via Correios ou Transportadora aérea/ terrestre à Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento/ Superintendência de Suprimentos e Logística/ Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado – CADFOR, sito à Av. República do Líbano, nº 1945, 1º andar, Setor Oeste, CEP: 74.125-125 - Goiânia – Goiás.

Nº do CNPJ da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento: 02.476.034/0001-82.

Como acompanhar a situação do seu Cadastro?


Basta acessar o Portal de Compras do Estado de Goiás (www.comprasnet.go.gov.br) e entrar no Sistema como fornecedor, informando seu CNPJ ou CPF, utilizando a senha de acesso cadastrada durante o pré-cadastro. A confirmação da liberação da senha de acesso é encaminhada ao email informado.

Assim que entrar no Sistema, clique em "Menu do Fornecedor" para além de acompanhar a situação do seu Cadastro, consultar as licitações em andamento, emitir o Certificado de Registro Cadastral – CRC, desde que apresente status "homologado" e alterar a senha de acesso ao Sistema.

  • Clique em "Consultar Cadastro/ Verificar Pendências", após em "Ver Trâmite" para ter acesso às seguintes informações:
    • - se o documento encaminhado, por meio de serviço de entrega de documentos, foi recebido e em que data;
    • - quais as pendência que ocorreram, após a análise dos documentos recebidos;
    • - se os dados encaminhados foram atualizados corretamente;
    • - dentre outros.
Ou clique na aba "Irregularidades", para ter conhecimento das certidões vencidas.

Precisando entrar em contato conosco para obter informações quanto à situação do cadastro e/ ou necessitando de esclarecimentos, basta clicar em "Help Desk", disponível ao fornecedor cadastrado, também ao que entrar no Sistema, logo abaixo de "Menu do Fornecedor".

Help Desk


É um instrumento de comunicação disponibilizado somente ao fornecedor com cadastro junto ao CADFOR para além de informações quanto à situação do cadastro e/ou orientações, ser utilizado para atualização de certidões referentes à regularidade fiscal e trabalhista, cuja autenticidade pode ser confirmada via internet.

Renovação do cadastro


  • Caso a empresa não tenha sofrido alterações contratuais, basta apresentar os documentos constantes da Relação de Documentos, nos itens:
    • - qualificação técnica;
    • - qualificação econômico-financeira;
    • - regularidade fiscal e trabalhista;
    • - e declaração de que não emprega menor.
Caso a empresa tenha sofrido alterações contratuais e manteve os sócios apresentar todos os documentos, exceto as cópias dos documentos pessoais dos sócios e administradores.

Mantenha o cadastro de sua empresa sempre válido e regular, junto ao CADFOR, e assim participar das licitações de seu interesse sem transtorno.

Prazo de validade do Certificado de Registro Cadastral- CRC


A validade do CRC é de 01 (um) ano.

Outro certificado de registro cadastral


A empresa que não possui Certificado de Registro Cadastral – CRC neste Estado e possuir outro certificado de registro cadastral (ex. Sicaf) que atenda aos requisitos previstos na legislação geral não estará impedida de participar de pregões, por meio eletrônico.

Basta realizar os seguintes passos:

  • 1º passo:
    • Acessar o link Cadastro de Fornecedor, no Portal de Compras do Estado de Goiás (www.comprasnet.go.gov.br) e realizar o pré-cadastro online informando os dados solicitados corretamente.

      Na aba "Dados Básicos", registrar que possui outro cadastro homologado (Sicaf ou Outros), clicar em "Formulário" e providenciar o seu preenchimento.

      Após o preenchimento da Solicitação de Cadastramento de Fornecedor e salvar, o interessado deverá enviá-lo, eletronicamente, ao CADFOR.
  • 2º passo:
    • Providenciar o encaminhamento dos documentos abaixo às unidades de recebimento de documentos do CADFOR ou, alternativamente, encaminhá-los via Correios ou Transportadora ao endereço do CADFOR:

      "Formulário de Utilização de Outro Certificado"
      Outro certificado de registro cadastral
      Cópia autenticada do Contrato Social ou, se for o caso, da última alteração contratual
      Cópia autenticada dos documentos pessoais (CI e CPF) do sócio que assinou o Formulário.

      No caso de Formulário assinado por representante, encaminhar também:

      Procuração
      Cópia autenticada dos Documentos Pessoais (CI e CPF) do representante
      Cópia autenticada dos Documentos Pessoais (CI e CPF) do sócio que assinou a Procuração
  • 3º passo:
    • Acompanhar a situação do cadastro pelo Sistema e aguardar a análise dos documentos recebidos pelo CADFOR e não havendo pendências documentais ocorrerá a efetivação do registro cadastral e a liberação do Certificado de Registro Cadastral – CRC.

      O CRC será liberado com o status "Credenciado", atendendo ao inciso XIV, art. 12, do Decreto nº 7.468 de 20/10/2011 e a Instrução Normativa nº 04/2011-GS.
  • 4º passo:
    • Ocorrendo a adjudicação, esta empresa credenciada, deverá apresentar toda a documentação necessária ao CADFOR para obtenção do CRC com status "homologado".

      As empresas cadastradas no Comprasnet/GO, com pendência na documentação ou com cadastro vencido, também poderão utilizar-se de outro certificado de registro cadastral, necessitando cumprir os procedimentos acima.

      É possível ao fornecedor, desde que possua cadastro, encaminhar o "SICAF/ Outro Registro Cadastral" e o "Formulário" pelo Help Desk, solicitando o credenciamento. E somente, nos casos em que não necessitarmos receber as cópias do Contrato Social, dos Documentos Pessoais e a Procuração para verificação.

Outras informações


Nos caso em que constar no objeto social do interessado inúmeras atividades e o mesmo não tenha interesse em participar de licitações de alguma delas, deverá ser providenciado Declaração de não interesse em participar de licitações específicas, identificando de forma clara, os objetos/ atividade em que o interessado não pretende fornecer para o Estado;

Qualquer alteração dos dados cadastrados, inclusive a alteração do email, deverá ser solicitada ao CADFOR por meio de documento formal, com a inscrição de CNPJ e assinado por um dos sócios ou administradores, ou pelo procurador, se for o caso. Sendo o documento assinado por procurador, encaminhar junto com a solicitação, a procuração e a cédula de identidade do procurador.

Certidões emitidas via internet com possibilidade de validação eletrônica (internet) serão consideradas documentos originais e poderão ser encaminhadas ao CADFOR, via Help Desk, disponível ao entrar no Sistema;

Certidões que não constarem o prazo de validade, será considerado como tal, o prazo de 60 (sessenta) dias da data de sua emissão;

Ocorrendo qualquer alteração ainda no status de pré-cadastro, o interessado deverá proceder a atualização cadastral pela internet e enviar a nova documentação ao CADFOR;

Não serão aceitos "declarações substitutas", "protocolos de entrega", "documentos provisórios" ou solicitação de documento em substituição aos documentos requeridos para este cadastro.";

O prazo para análise do cadastro é de até 4 (quatro) dias úteis, contados da entrega da documentação ao CADFOR;

Nos casos em que documentos da empresa forem assinados por procurador, apresentar cópia autenticada da procuração, cédula de identidade e CPF do procurador;

Atos de registros ou autorizações de funcionamento por órgão competente podem ser solicitados das esferas Federal, Estadual e Municipal;